A Freguesia de Mosteiros localiza-se no extremo norte do concelho de Arronches, na margem esquerda da ribeira de Arronches, afluente do rio Caia, limitando com o concelho de Portalegre. Dista da sede do concelho cerca de 9 quilómetros.

Foi antiga freguesia de Nossa Senhora da Graça de Mosteiros e curato anual de apresentação da mitra, no termo de Arronches, e esteve anexada às freguesias de Esperança e Degolados até 1 de Setembro de 1887.

Do seu património histórico edificado, há a assinalar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, Capela de S. Bento, Igreja de São João Baptista, as Ruínas da Vila Romana do Monte da Capela e as Antas das Sarnadas, de Fartos e da Nave Fria.

A Freguesia de Mosteiros tem como base económica a agricultura, a olivicultura, a pecuária, a exploração de cortiça, o aproveitamento dos montados de azinho, a produção de carvão, a panificação e o comércio. É servida por uma razoável rede de vias de comunicação, com ligação direta a Arronches, Portalegre e Espanha (por a, La Tojera).

Da Freguesia fazem parte os seguintes lugares: Aldeia Velha, Pedras Brancas, Nave Redonda, Moeda, Joinal, Pombal, Outeiro, Colmeal, Telhada, Bemposta, Casa Nova, Barulho, Fazenda Nova, Pomar de Zuzarte, Nave Fria e Serrinha.

Partilhe: